04 fevereiro 2009

Benjamin Button [HQ].


CONFIRA AQUI ALGUMAS PÁGINAS DA GRAPHIC NOVEL!

Aposta da Warner no Oscar deste ano, "O Curioso Caso de Benjamin Button" reacendeu o interesse do público em F. Scott Fitzgerald (1896-1940). Ele é o autor americano do conto no qual Eric Roth se baseou para fazer o roteiro do filme de David Fincher. A Ediouro acaba de lançar a quadrinização do conto original, bem diferente do filme, com adaptação feita por Nunzio DeFilippis e Christina Weir e desenhos de Kevin Cornell.

Fitzgerald escreveu para tentar ganhar dinheiro com a indústria cinematográfica americana. Junto a seu agente, apresentou para Selznick, da Fox, uma sinopse do texto com 1500 palavras. A idéia era convencê-lo a comprar o conto terminado (com cerca de 8 mil palavras) por US$ 2,5 mil e transformá-lo em filme. Foram necessários 86 anos para o plano dar certo.

Todo em tons de sépia e em um formato conservador que mais se assemelha a um livro didático, "O Curioso Caso de Benjamin Button", a graphic novel, revela características do texto que ficaram obscurecidas na adaptação para o cinema. Ao terminá-lo, Fitzgerald teria dito que era "a história mais engraçada já escrita", justamente porque era uma sátira sobre o conservadorismo americano da época.

Nenhum comentário: