01 setembro 2009

Secult oferece cursos gratuitos de xilogravura e gravura em metal no Dragão do Mar

O atelier do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será o palco do projeto Gravura: Oficinas em Rede, que ocorrerá durante os meses de setembro, outubro e novembro. Essa é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar (Secult), que tem como principal objetivo promover a gravura como expressão artística. Os cursos serão gratuitos e abordarão a linguagem técnica e artística do desenho, xilogravura e gravura em metal. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro. Informações pelo fone (85) 3488.8600, e-mail inscricoes@projetogravura.org.br ou pelo site www.projetogravura.org.br.

O curso tem carga horária de 280h/a e é dividido em módulos, com início no dia 14 de setembro (primeira turma) e dia 19 de outubro (segunda turma). As aulas ocorrem de segunda a sexta, de 8 horas às 12 horas e 14 horas às 18 horas. Serão 80 alunos atendidos pelo projeto do Governo estadual, que pretende capacitar os artistas visuais da cidade para elevar e difundir as artes gráficas no Ceará.

As oficinas contam com os ensinamentos dos professores e também artistas cearenses Fernando França, Alberto Gaudêncio, Thiago Cavalcante e Marcelo Monteiro, além dos assistentes Francisco Adriano, Naiara Rocha e Dyego Crisóstomo.

O projeto Gravura: Oficinas em Rede integra o programa Formação em Rede, política pública da Secult que promove a capacitação e formação do setor produtivo das artes do Ceará. Com a realização destes cursos pretende-se despertar possibilidades de trabalho com as artes gráficas em todos os setores produtivos e inserir o Estado no circuito nacional e internacional de gravuras.
Segundo o coordenador geral do projeto, Eduardo Eloy, a expectativa é atingir um publico jovem e com alguma experiência com as artes visuais. “Serão abordados os contextos históricos, sociais, culturais e artísticos do desenho e de suas plataformas (metal e madeira), buscando a interação do tradicional com o contemporâneo e o popular. É uma excelente oportunidade oferecida pelo Governo do Estado para quem quer aperfeiçoar técnica e conceito, compartilhando idéias e vivendo experiências”, explica Eloy.

Serviço
Gravura: Oficinas em Rede
Inscrições: até o dia 11 de setembro
Site: www.projetogravura.org.br
Aulas gratuitas
Início das atividades: 14 de setembro
Vagas limitadas
Fone: (85) 3488.8600

Nenhum comentário: