18 abril 2013

Oswaldo Goeldi no Espaço Cultural dos Correios

Quem ainda não viu a exposição "Oswaldo Goeldi - Soturno Caminhante" tem somente até sábado, dia 20, para ver a obra de um dos maiores artistas da gravura do país no espaço cultural dos correios. Volto a falar de Goeldi, que conheci graças ao romance O Falso Mentiroso, de Silviano Santiago. Por hora, é correr para ver e rever!





Do espaço cultural:
Em exibição pela primeira vez no Nordeste, a exposição "Oswaldo Goeldi - Soturno Caminhante" revela a obra e a intimidade de Oswaldo Goeldi, um dos precursores da gravura moderna no Brasil do século 20. A mostra está em cartaz de 21 de fevereiro a 20 de abril no Espaço Cultural Correios Fortaleza.
Ao lado de nomes como Anita Malfatti e Lasar Segall, Goeldi insere sua obra no exato momento em que a gravura se afirma como forma artística no país. As ilustrações do artista estão presentes em livros de importantes escritores, como Raul Bopp, Jorge Amado e Fiódor Dostoiévski.
A mostra é composta por xilogravuras, desenhos e matrizes de alguns dos seus quadros, retratando a obra do artista, e busca também expor elementos que revelam o lado pessoal de Goeldi. Neste sentido, a exposição contará com a reprodução do pequeno atelier do artista, composto por seus objetos de trabalho, além dos documentos pessoais, das fotos de família e da autobiografia do ilustrador.
Os temas representados nas obras de Goeldi são diversos, como a natureza, os horrores da guerra, a violência, a morte, os subúrbios e os excluídos da sociedade.
"Oswaldo Goeldi - Soturno Caminhante" tem o patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura, tendo sido um dos projetos aprovados via seleção pública para compor a programação 2012/2013 do Espaço Cultural Correios Fortaleza.
Sobre Oswaldo Goeldi

Gravador, desenhista, ilustrador, professor. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, filho do cientista Emilio Augusto Goeldi e de Adelina Meyer Goeldi. Realizou sua primeira exposição individual em 1917, em Berna (Suíça). A partir de 1923, passou a dedicar-se intensamente à xilogravura. Em 1930, lançou o álbum "Dez Gravuras em Madeira", prefaciado por Manuel Bandeira. Em 1950, já consolidado como ilustrador, expôs na 25ª Bienal de Veneza. Em 1951, ganhou o Prêmio de Gravura da 1 ª Bienal Internacional de São Paulo. Sua obra já participou de mais de uma centena de exposições póstumas no Brasil, na Argentina, na França, em Portugal, na Suíça e na Espanha.
Serviço

Exposição Oswaldo Goeldi - Soturno Caminhante
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza 
Endereço: Rua Senador Alencar, 38, Centro - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3255-7262
Visitação: 21 de fevereiro a 20 de abril de 2013
Horário de visitação: de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, e sábados, das 8h às 12h
Classificação: Livre
Entrada: Franca 


Nenhum comentário: