04 abril 2008

Fiasco 4

Eu desisti antes de nascer, não vejo de outra forma possível, mas nascer tinha que ser, era ele, eu estava dentro, é assim que vejo, foi ele quem gemeu, foi ele quem viu a luz, eu não gemi, eu não vi a luz, era impossível pra eu ter uma voz, impossível ter pensamentos, e eu falo e penso, faço o impossível, o que do contrário não é possível, foi ele que teve uma vida, eu não, uma vida que valesse a pena, por causa de mim mesmo, ele se dará até a morte, por mim, vou contar a história, a história de sua morte, o fim de sua vida e sua morte, sua morte solitária não é o bastante, não para mim, se ele ficar nervoso problema dele, não vou ficar nervoso, ele é quem vai morrer, não vou morrer, talvez o enterrem, se encontrarem-no, eu estarei dentro, ele vai apodrecer, eu não, não restará nada dele além de ossos, eu estarei dentro, nada além do pó, eu estarei dentro, não vejo de outra forma possível, assim vejo, o fim de sua vida e sua morte, como ele responderá, responderá ao fim, impossível que eu soubesse, saberei, passo a passo, impossível que eu distinguisse, distinguirei, no presente, não haverá menção a mim, somente a ele, sobre o fim de sua vida e de sua morte, de seu enterro, se encontrarem-no, esse é o fim, não vou falar de vermes, de ossos e pó, ninguém se ocupa com isso, a não ser que eu me aborreça no seu pó, o que me surpreenderia, retesado como eu estava em sua carne, vasto silêncio, talvez ele se afogará, ele sempre quis, não queria ser encontrado, ele já não pode mais querer, ele quis se afogar algumas vezes, ele não queria ser encontrado, águas profundas e um estorvo, desejo desperdiçado como tantos outros, mas qual o motivo de se ter apenas uma direção e nunca além, aqui silêncio longo, não mais haverá eu, nunca mais ele dirá eu, nunca mais ele dirá qualquer coisa, ele não mais falará com alguém, ninguém irá falar com ele, ele não mais falará consigo, nem pensará, ele permanecerá, estarei com ele, ele virá a cair, porque aqui e não em outro lugar, cair e dormir, por minha causa, ele não pode demorar-se mais, por minha causa, ele não pode mais permanecer, por causa de mim, nele não há mais pensamento, resgatarei todos.

Samuel Beckett

Dedico essa transversão a Jeroan Vasconcelos

Tarco Lemos

Nenhum comentário: