01 maio 2014

"Menos vivi do que fiei palavras." NILTO MACIEL (1945-2014)



Nilto Maciel, escritor e pesquisador cearense, foi encontrado morto em sua residência, no bairro Monte Castelo. Ele morava sozinho, amigos estranharam o fato de que não respondia e-mails nem atendia telefonemas desde o último sábado. Deveria ter feito a abertura de um encontro sobre literatura fantástica, em Sobral, mas sumiu. 
Raymundo Netto, seu amigo e editor-adjunto das Edições Demócrito Rocha, participaria do mesmo evento. “Tinha falado com ele na sexta. Íamos viajar. Nilto não gostava de viajar sozinho. Tinha comprado as passagens, mas na segunda-feira não me respondeu. Hoje (30 de abril), por volta de meio-dia, ligou o professor Dimas Carvalho, organizador do seminário, para dizer que Nilto não tinha ido”, conta. Raymundo foi até a casa do pesquisador. “Bati no portão. Vi que o carro estava na garagem e a correspondência estava no chão, toda molhada.” 
Acionada a Perícia Forense do Ceará, depararam-se com o corpo do autor na sala e uma poça de sangue por perto. As luzes estavam acesas e o computador ligado. Uma mala repousava sobre o sofá. O laudo sairá em até 30 dias. Segundo o Jornal O Povo, vindos de Brasília, familiares devem chegar a Fortaleza esta manhã. Nascido em Baturité, Nilto Maciel dedicava-se à literatura cearense. Organizou dois volumes de contos. Estreou com o livro Itinerário e foi co-editor da revista O Saco na década de 1970. Nilto deixa quatro filhas e tinha 69 anos.
Emocionada com o desencarne de Nilto Maciel, fui dormir e acabei sonhando que ia a uma biblioteca com Tarco, meu parceiro de Traças S/A e irmão de muita vida. Em meio às prateleiras, avistei um livro de capa dura vermelha e abri aleatoriamente em uma página que me sorria algo como um trocadilho com meu nome: 
Paola (Benevides, bem-vinda menina, bem vive a tua arte, pinta, borda e escreve), viva!
No sonho, chorava compulsiva, correndo para mostrar o trecho ao meu amigo que aqui também escreve. Procurava, procurava e desaparecia a mensagem em minhas mãos. Agradecendo aos espíritos benfazejos que agora conduzem Nilto à luz, imortalizado na alma, acordei mais feliz.

Um comentário:

Tarco disse...

Querida, que notícia triste! Tantas imagens, vamos lê-lo!